A campanha é realizada pelo Ministério da Saúde e visa identificar casos novos de hanseníase, por meio da utilização da Ficha de Auto-Imagem; reduzir a carga parasitária de geo-helmintos por meio do tratamento quimioprofilático com albendazol 400mg (medicamento mastigável). A Campanha está acontecendo nas Escolas selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara do Pará, que teve início no dia 10/08/2015, sob coordenação da Vigilância Epidemiológica em parceria com o PSE.
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Trata-se de uma doença de grande relevância para a saúde pública, visto que as campanhas de busca-ativa se se tornam importante nas escolas, pela triagem dos alunos que apresentam algum tipo de mancha no corpo, cujo exame físico realizado é o dermatoneurológico.
A helmintíase é uma doença causada por vermes que parasitam o intestino; é transmitida por meio da água e alimentos contaminados por ovos e larvas. Ela é mais incidente em regiões com baixa condições de saneamento básico e higiene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário